quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Foi em 1990 que o projecto de texto de ortografia unificada de língua portuguesa foi aprovado em Lisboa, em 12 de Outubro, pela Academia das Ciências de Lisboa, Academia Brasileira de Letras e delegações de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, sendo este considerado um passo importante para a defesa da unidade da Língua Portuguesa. Assim, a partir de Janeiro de 2009, as novas regras entrarão em vigor, havendo um prazo de 6 anos para que esteja a funcionar na sua plenitude.

"Lisboa, 29 Set (Lusa) - A Wikipédia, uma enciclopédia de consulta livre pela Internet, adoptará as novas normas do Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa a partir de 01 de Janeiro, de forma a reduzir diferenças entre Portugal e o Brasil.

Manuel de Sousa, relações públicas da Wikipédia lusófona, explicou hoje à agência Lusa que a convivência entre textos escritos em português do Brasil e de Portugal nem sempre tem sido pacífica, pelo que o momento é propício à adopção do novo acordo ortográfico.

Em Portugal o segundo protocolo do Acordo Ortográfico, cuja ratificação era essencial para a entrada em vigor do acordo, foi aprovado no Parlamento em Maio e promulgado pelo Presidente da República em Julho.

No Brasil, o presidente Inácio Lula da Silva assina hoje o decreto que promulga o acordo.

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa pretende unificar e simplificar a forma de escrever nos oito países onde é oficial a língua de Camões, pelo que a Wikipédia pretende acompanhar esse processo.

Segundo Manuel de Sousa, um dos 70 administradores da Wikipédia lusófona, a introdução do novo Acordo Ortográfico será feita em duas fases.

"Numa primeira fase, a partir de 01 de Outubro, as normas do Acordo Ortográfico passam a ser aceites. A partir de 01 de Janeiro do próximo ano essa norma do Acordo Ortográfico de 1990 passa a ser preferencial, ou seja todas as páginas oficiais da Wikipédia em Língua Portuguesa passam a ser escritas de acordo com o Acordo Ortográfico de 1990. Por isso entre 01 de Oututbro e o final deste ano digamos que é um período de transição", explicou.

A versão da Wikipédia em Língua Portuguesa foi lançada a 11 de Maio de 2001 e conta com cerca de 450 mil artigos.

Actualmente existem versões da Wikipédia em mais de 250 línguas e idiomas.

No entender de Manuel de Sousa, "o Acordo Ortográfico não vem eliminar a cem por cento as diferenças entre Portugal e o Brasil, o que vem é minimizá-las muitíssimo, mas continua a haver algumas diferenças pontuais".

Na página principal da Wikipédia (http://pt.wikipedia.org) foram criadas páginas de apoio sobre o Acordo Ortográfico e como usar as novas normas de uso da Língua Portuguesa.

"Reduzir as diferenças ortográficas entre Portugal e o Brasil é uma forma de trazer mais paz à Wikipédia e concentrar mais esforços nos aspectos que de facto são mais importantes, que é a elaboração de mais artigos, a melhoria dos artigos existentes e não essas questões formais", sublinhou o responsável da Wikipédia.

Segundo Manuel de Sousa, a questão do Acordo Ortográfico voltará a ser discutida internamente na comunidade da Wikipédia no final do próximo ano para verificar como decorreu a adaptação Às novas regras de ortografia.

O Acordo Ortográfico foi aprovado em Dezembro de 1990 por representantes de Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique, porque Timor-Leste só aderiu em 2004, após a independência da Indonésia.

Para vigorar, tem de estar ratificado por um mínimo de três dos oito países, o que foi alcançado em 2006 com São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Brasil, seguidos de Portugal, em Maio." (in, NOTÍCIAS.rtp.pt)


Diz o que pensas do Acordo Ortográfico , que será implementado nos países de expressão portuguesa, a partir de Janeiro de 2009.

Sem comentários: