terça-feira, 2 de junho de 2009

Visita de Estudo da Biblioteca a Évora


Visita de Estudo a Évora
No passado dia 28 de Maio, cerca de 45 alunos da escola, efectuaram uma visita de estudo a Évora, no âmbito das actividades desenvolvidas este ano, pela Biblioteca João Pedro de Andrade.
Logo pela manhã, sorriso nos lábios e mochila às costas, lá fomos nós para a nossa cidade património mundial…
O sol brilhava intensamente e o calor já se fazia sentir, mas era nítido o entusiasmo dos alunos, da D. Celeste (Assistente Operacional, que já há vários anos acompanha os nossos alunos na biblioteca, com uma paciência e simpatia inigualáveis) e dos professores acompanhantes…
Em primeiro lugar, visitámos a Igreja de S. Francisco, local onde se situa a Capela dos Ossos. O silêncio, a admiração e o respeito fez-se nitidamente sentir, neste local…E a frase aqui inscrita, ecoava nas nossas mentes: «Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos…». Os alunos ainda se interrogavam se aquilo que estavam a ver, era mesmo real…E, certamente, recreavam vidas por detrás dos muitos ossos que ali se encontravam…
Como a fome já se fazia sentir, dirigimo-nos para o Jardim Municipal de Évora, não só para repousar um pouco debaixo daquelas lindas árvores centenárias, como para retemperar o estômago, que já dava alguns sinais de fraqueza….Foi tempo de brincadeira, de passeios e de convívio entre todos…
Tínhamos hora marcada na Biblioteca Municipal de Évora, às catorze horas e foi para lá que nos dirigimos, passando pelas ruas da cidade, que àquela hora tinha bastante movimento… Apreciámos as arcadas, ex libris da cidade e admirámos as montras das lojas, alguns de nós, com o desejo de lá entrar…Mas, o tempo não nos permitia…
Já perto da Biblioteca, dividimo-nos em dois grupos: um foi visitar a Sé Catedral e o outro foi directamente para a visita guiada à Biblioteca, alternando, em seguida.
A Sé medieval encantou-nos com a sua beleza e antiguidade…e das suas ameias pudemos contemplar a bonita cidade de Évora… Sentimo-nos pequeninos perante tão maravilhoso espectáculo!
A visita guiada à biblioteca permitiu-nos, por outro lado, entrar no universo dos livros…Eram tantos e tão bem conservados! Até assistimos a uma operação de preservação dos mesmos…E verificámos in loco, que o sistema de classificação usado por esta Biblioteca bicentenária era o mesmo utilizado pela nossa biblioteca – Classificação Decimal Universal…E, veio-nos à memória, aquilo que tínhamos aprendido há algum tempo atrás, quando realizámos na nossa biblioteca, uma acção de formação sobre a organização e a classificação dos livros aí existentes…
Depois e porque o cansaço já se fazia sentir, fizemos o caminho de volta…Ainda aproveitámos para tirar mais umas fotos no jardim e saborear aquilo que ainda havia nas mochilas e os mais gulosos aproveitaram para se deleitar com saborosos gelados…
Esta visita de estudo, certamente, contribuiu para o nosso enriquecimento cultural sobre esta cidade, que pelo seu passado tão rico e pelo bom estado dos seus monumentos, foi considerada, pela Unesco «Património Mundial».
Temos a certeza que da próxima vez que a visitarmos, vamos parar para olhar, com um pouco mais de atenção, uma janela, um arco ou uma rua, ouvindo o ressoar místico da Sé …
Não resistimos a transcrever um belo soneto de Florbela Espanca sobre a cidade de Évora…até porque os poetas têm o dom de tornar tudo tão simples e bonito!!!
A Coord. da Biblioteca João Pedro Andrade – Maria de Lurdes Pedro Castanheiro


ÉVORA
Évora ! Ruas ermas sob os céus
Cor de violetas roxas...Ruas frades
Pedindo em triste penitência a Deus
Que nos perdoe as míseras vaidades !

Tenho corrido em vão tantas cidades !
E só aqui recordo os beijos teus,
E só aqui eu sinto que são meus
Os sonhos que sonhei noutras idades !

Évora! ...O teu olhar ...o teu perfil...
Tua boca sinuosa, um mês de Abril,
Que o coração no peito me alvoroça !

...Em cada viela o vulto dum fantasma....
E a minh'alma soturna escuta e pasma...
E sente-se passar menina e moça....

(Florbela Espanca)

Sem comentários: