segunda-feira, 8 de março de 2010

Foi uma semana cheia de leituras…

Tivemos histórias de outros tempos, histórias de lobisomens, histórias mais actuais, histórias em Inglês, todas contadas num registo magistral!
E os alunos ouviram com tanta atenção e aplaudiram tão entusiasticamente, que no final queriam sempre mais…
E então, às vezes, levados pelo entusiasmo, eles próprios contavam histórias aos colegas...
Depois, houve outras actividades para os alunos mais velhos e que tinham como finalidade motivá-los para a leitura e para o prazer de ler.
O prelector de «Ler para crer!», Dr. Santana Maia, tentou levar os alunos a reflectir sobre o mundo em que vivemos e as dificuldades inerentes a esse mundo cada vez mais difícil e perigoso, fazendo a ponte entre a leitura como uma tarefa diária e imprescindível e o sucesso pessoal e profissional.
Também a escritora, Julie Hodgson contou e encantou em Inglês, os alunos do 1º ciclo, que a ouviam com muita atenção e interesse.
Por sua vez, o Professor Doutor Manuel Ferreira Patrício conseguiu num registo sereno e muito calmo prender a atenção dos alunos. Foi bonito ver o silêncio, a atenção e concentração dos alunos.
Estes aperceberam-se que tinham perante eles alguém que tinha uma cultura invulgar e que sabia transmitir essa cultura de uma forma simples, mas muito motivadora e interessante.O Professor associou a prática e o prazer da leitura à experiência da escrita, procedimentos, que, na sua opinião, estão interligados.
Tenho a certeza , que terminámos a Semana da Leitura, sem desprimor para os outros convidados, com chave de ouro!
Resta-nos o desejo, que todos estes exemplos, que foram trazidos à Biblioteca João Pedro de Andrade, frutifiquem e que os alunos incluam nos seus afazeres o hábito da leitura.
Se assim acontecer, então o nosso propósito foi alcançado!

Deixamos aqui as fotos dos vários momentos!


A professora bibliotecária Lurdes Castanheiro

Sem comentários: