quinta-feira, 27 de maio de 2010

Criação de poemas a partir de pinturas célebres!




Os alunos de todas as turmas do 5º ano foram convidados para mais uma actividade na Biblioteca.
Depois da motivação inicial, que passava pela audição da música dos Trovante:«Ser poeta!» poema de Florbela Espanca e depois de ouvirem dois poemas de Jorge Letria e de Luísa Ducla Soares sobre o dia da Criança, ao som de música Clássica:«As quatro estações» de Vivaldi, os alunos seleccionaram de entre quatro pinturas a que mais lhe agradava, para sobre ela, criarem os seus próprios poemas.
E foi bonito vê-los partir à aventura, entusiasmados, procurando as palavras e as rimas que melhor traduziam o seu olhar sobre as obras de arte...
Foi um desafio plenamente superado... Todos os grupos fizeram a sua poesia, procuraram a imagem que mais se adequava ao seu poema e era vê-los sorriso estampado na cara a dizer:«Já terminámos!»
Posso dizer que saíram satisfeitos da actividade e agora que os trabalhos já estão expostos, o sorriso volta ao seu rosto, quando olham para o placard e dizem:«Aquele poema foi o nosso grupo que fez!»
Eles ficaram todos ufanos da sua proeza e, nós, equipa da biblioteca, não podemos deixar de sentir um pouquinho de orgulho, porque fomos nós que lhes proporcionámos estes momentos de criação!
Actividades desta natureza vão com certeza realizar-se mais vezes na Biblioteca!Estamos plenamente cientes que a Biblioteca cumpre o seu papel, quando contribui para a aprendizagem e conhecimento dos alunos...
Ficam as fotos!



A Professora Bliotecária Lurdes Castanheiro

Sem comentários: