segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Segurança na Internet!


De 14 a 18 de Fevereiro decorreu a actividade: «Internet Segura» na Biblioteca JPA. Esta actividade resultou de uma parceria entre a Biblioteca e o Plano Tecnológico e tinha como objectivo prioritário a utilização deste recurso de uma forma apropriada, alertando para os perigos do uso da mesma de forma indiscriminada.

Antes de dar início à actividade propriamente dita, foi distribuído aos alunos, um folheto com alguns termos e conselhos úteis para uma melhor utilização na Internet.

Em seguida e em cada sessão era  chamada a atenção aos alunos  para a necessidade de ter sempre o computador protegido com um anti-vírus actualizado, um antispyware e uma firewall.

Depois, foram abordadas as atitudes, os comportamentos a ter em conta na utilização deste recurso de forma adequada, não divulgando dados pessoais nas redes sociais, não partilhar passewords, não publicar na Web conteúdos ilegais, ofender ou humilhar outras pessoas através de texto, fotos ou vídeos, evitar o vício da Internet, entre muitos outros conselhos…

Tudo isto de uma forma dialogada e partilhada.

Posteriomente, foram mostrados os seguintes vídeos:

http://www.seguranet.pt/semana/2011/ :
Dia da Internet segura;

http://www.saferinternet.org;/


http://www.youtube.com/:

«Não publiques aquilo que não queres que as outras pessoas vejam!»

«Acção de sensibilização pela União Europeia»


O Coordenador do PTE terminou a secção com a mensagem final que devemos utilizar a Internet de uma forma consciente e com moderação.

Os alunos foram depois convidados a visionar o filme da Flaminia: «Apanhados na Net» que de uma forma magistral demonstra a necessidade de termos mais e melhor informação relativamente à forma de utilização deste medium e, simultaneamente, aos perigos a ele associados.

Ao longo do filme, somos levados a pensar cuidadosamente na quantidade de pessoas e fontes de informação que é possível encontrar na Internet e nos perigos que daí poderão advir, promovendo assim o pensamento crítico dos jovens, sensibilizando-os para a necessidade de interpretar a Internet de modo a controlar os riscos e aproveitar as inúmeras vantagens.

Depois de um pequeno debate sobre o filme, os alunos foram desafiados a produzirem um slogan com vista à modificação dos comportamentos sociais relativamente à Internet.

Os cinco alunos com os melhores slogans, terão como prémio a participação de forma gratuita na visita de estudo que a Biblioteca está a organizar a Mafra, à semelhança de anos anteriores.


Aqui ficam as fotos!




A prof. bibliotecária                       Lurdes Castanheiro

Sem comentários: