quarta-feira, 18 de maio de 2011

Somos todos criadores!

Teve lugar na Bib. JPA, de 9 a 18 de Maio, a actividade denominada: «Somos todos criadores!» destinada a todas as turmas do 6º ano.

Primeiramente e como motivação inicial, as turmas foram convidadas a visionar um vídeo intitulado: «Zuleida, a princesa moura», uma adaptação do livro com o mesmo nome, feita e narrada pela autora Lurdes Breda.

Os alunos apreciaram não só a beleza da linguagem, como as lindas paisagens, bem como o excelente desempenho dos actores e actrizes e a narração cativante de Lurdes Breda.

Depois de fazer uma breve passagem pelas categorias da narrativa, dos recursos expressivos que os alunos podiam utilizar e das partes essenciais de um texto narrativo, os alunos deitaram mãos à obra e produziram em grupo, textos muito imaginativos e criativos.

De salientar, que cada grupo extraía de uma caixa a personagem, o tempo e o espaço para construir a sua própria história.

Os alunos aderiram excepcionalmente à actividade proposta e construíram textos muito interessantes. Foi gratificante vê-los a ler as histórias que tinham inventado com tanto empenho.

Agora só falta mesmo passá-las a limpo e colocar-lhes imagens de acordo com o texto produzido…E, finalmente, estarão expostas à entrada da biblioteca para que toda a comunidade educativa possa apreciar.

Ficam aqui as fotos das várias sessões…




 
A prof. bib. Lurdes Castanheiro

Sem comentários: