sexta-feira, 15 de maio de 2015

Liberdade de Imprensa pelo Dr. Santana Maia Leonardo










Ontem, dia 14 de maio, tivemos connosco o Dr. Santana Maia Leonardo a falar sobre Liberdade de Imprensa, assunto que está na ordem do dia e que foi assinalado mundialmente no dia 3 de maio.
O nosso orador começou por fazer a distinção entre sociedades abertas e sociedades fechadas, passando pelo conceito de democracia, liberdade de expressão e de informação.
Vincou bem a ideia que a liberdade de expressão é precisamente o direito que cada pessoa tem de divulgar a sua opinião e de exercer o direito à crítica, principalmente a nível político. Todavia, frisou que essa liberdade de expressão, reconhecida a qualquer pessoa, implica direitos e responsabilidades. Todos temos direito ao nosso bom nome e ao vivermos numa sociedade aberta devemos respeitar os direitos de todos, mas principalmente dos mais fracos.
Citou Voltaire “ Não estou de acordo com aquilo que dizeis, mas lutarei até ao fim para que vos seja possível dizê-lo”.
André Gide foi outro dos escritores mencionados para referir que a verdade é uma constante procura: “Crê nos que buscam a verdade. Duvida dos que a encontraram”.
Foram muitos os ensinamentos que o Dr. Santana Maia Leonardo quis deixar aos nossos alunos, não é nossa intenção referi-los todos. Todavia não resistimos a transcrever mais uma citação do filósofo alemão, Karl Popper, a quem algumas vezes, o Dr. Santana Maia aludiu: ”A liberdade de expressão do pensamento, numa sociedade aberta, deve ser um instrumento para descobrir os erros e não um escudo para os encobrir.”
Agradecemos ao Dr. Santana Maia o facto de ter acedido ao nosso convite para falar sobre este tema tão actual, numa altura em que procede à apresentação do seu novo livro: Terra de Ninguém.

A prof. bib. Lurdes Castanheiro

Sem comentários: