Mostrar mensagens com a etiqueta Livros. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Livros. Mostrar todas as mensagens
segunda-feira, 8 de maio de 2017
domingo, 1 de novembro de 2015
quinta-feira, 7 de maio de 2015
Encontro com Alice Vieira
Etiquetas:
Atividades,
Encontro com escritor(a),
Leituras,
Livros,
Promoção da Leitura
| Reacções: |
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore
The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore from Moonbot Studios on Vimeo.
Um vídeo maravilhoso, delicado, delicioso, sobre pessoas que dedicam a sua vida aos livros, que, por sua vez, devolvem essa mesma devoção.
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
«A rapariguinha dos fósforos» de Hans Christian Andersen
A propósito do conto: «A rapariguinha dos fósforos» de Hans Christian Andersen, disseram os alunos do 7º A o seguinte:
«Gostei deste conto de Natal, porque narra a história de uma menina que vendia fósforos para ajudar a sua família. Adorei o momento em que a menina se lembrou da sua querida avó, a única familiar que tinha sido boa para ela…Detestei que a sua mãe a tivesse mandado vender fósforos, cheia de fome e descalça…Esta situação de pobreza existe por muito lado e, na minha opinião, não deveria existir!» Humberto Lopes, nº 7.
«Ao lermos esta história, tomámos consciência que o dinheiro não é tudo na vida…O pai batia na menina, se ela não trouxesse dinheiro para casa e ela não teve coragem de voltar para casa, na véspera do dia de Ano Novo. Sozinha, ao frio e ao vento, refugia-se a um canto muito sombrio e acende fósforos, uns atrás dos outros…Através dessa chama tão pequenina, ela evoca a avó, sua parente muito querida e feliz com essa recordação, morre de frio, na última noite do ano. A morte libertou-a do frio, da falta de carinho e da miséria…Que história tão triste!» Margarida, nº 12; Ana Margarida, nº1; Francisco, nº 7.
«Gostámos desta história de Natal, porque apesar da menina ter falecido, conseguiu libertar-se através da imaginação…Esta menina recordou a sua avó, que lhe dera muito carinho e amor…amor e carinho que agora, naquele momento, tanta falta lhe faziam…E, depois de ter acendido todos os fósforos e de já não haver nem calor, nem brilho, ela voou com a sua avó até aos céus…Esperamos que ao menos aí, junto da sua avó, ela se sinta muita feliz!» André Valador, nº 2;Andreia Lopes, nº4; Sofia Policarpo, nº 19.
«Ficámos muito impressionados com a vida triste e infeliz da rapariguinha dos fósforos, por ser obrigada a vender fósforos, roxa de frio e descalça na neve, na véspera do dia de ano Novo. E apenas com a luz dos fósforos, conseguir visualizar coisas tão belas, tão difíceis de nós imaginarmos…Embora seja uma história, fez-nos pensar que talvez existam crianças nesta mesma situação, o que nós lamentamos muito! Por outro lado, confortou-nos a ideia de ela ter ido ter com a avó, em vez de viver aquela vida triste, miserável e sem qualquer carinho por parte dos pais. Pobre rapariguinha dos fósforos!» Andreia Rodrigues, nº3; Joana Martins, nº 9; João Martins, nº 10.
«Ao lermos este conto, lembrámo-nos de todas as crianças que passam fome, frio e não têm casas como as nossas…Lembrámo-nos das crianças que não têm possibilidade de ir à escola, porque os pais não têm dinheiro… e das crianças que não têm a atenção que merecem, o amor e o carinho dos seus familiares mais próximos…Afinal estas crianças não merecem este sofrimento, pois nem sequer pediram para nascer…» Filipe Martins, nº 6; Mariana Matos, nº14; Nelson Ribeiro, nº15; Tatiana Castanheira, nº 20.
«Este conto tão comovente fez-nos refletir sobre o sofrimento de muitas crianças, sobre a pobreza e as dificuldades que muitas famílias passam, nos dias de hoje! As crianças não deviam sofrer como esta sofreu, nem viver nestas condições. Todas as pessoas deviam ter direito a uma vida com o mínimo de qualidade…Situações como esta, não deviam acontecer, pois ninguém merece sofrer de tal maneira, muito menos uma criança…» Maria Correia, nº 13; Sara Elias, nº 17; Emanuel Duarte, nº5; Tiago Catarino,nº 21, Sérgio Prates, nº 18:
Acrescento eu: «Ler, vale mesmo a pena…Um conto a ler, a reler e a reter…»
A prof. Lurdes Castanheiro
Etiquetas:
Actividades,
Leituras,
Livros,
Opiniões dos alunos
| Reacções: |
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Festa de Natal!
Também na BibliotecaJPA se festejou o Natal! Alguns alunos do 5º e 6º anos prendaram os seus colegas do 1º ciclo com várias atividades: Contos de Natal, músicas e canções alusivas também a esta época, truques de magia, representações de Natal, entre outras…
É claro que o Pai Natal também apareceu de surpresa na Biblioteca e trouxe com ele algumas surpresas … Procurámos encantar e despertar todos os sentidos com palavras, sons e sabores natalícios. Esperemos que os alunos do 1º ciclo tenham gostado…Eu garanto que os colegas do 2º ciclo se esforçaram para que isso acontecesse…
Feliz Natal para todos!
É claro que o Pai Natal também apareceu de surpresa na Biblioteca e trouxe com ele algumas surpresas … Procurámos encantar e despertar todos os sentidos com palavras, sons e sabores natalícios. Esperemos que os alunos do 1º ciclo tenham gostado…Eu garanto que os colegas do 2º ciclo se esforçaram para que isso acontecesse…
Feliz Natal para todos!
A Prof. bib. Lurdes Castanheiro
Etiquetas:
Actividades,
Leituras,
Livro preferido,
Livros,
Natal
| Reacções: |
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Concurso de Leitura da Porto Editora
Decorreu, pela manhã, na BibliotecaJPA, o concurso proposto pela Porto Editora aos alunos do 3º ciclo.
Assim, alguns alunos do 7ºA e 9ºA aderiram entusiasticamente ao concurso, lendo o livro: «O Recruta» de Robert Muchamore e responderam hoje ao questionário referente ao mesmo.
Os quatro primeiros vencedores foram:
1º lugar- Catarina Marcos – 9ºA;2º lugar
2º lugar– Andreza Silva – 9ºA;
3º lugar – Filipe Martins – 7ºA e Rita Reis – 9ºA.
Os vencedores receberam um livro da mesma coleção e uma t-schirt. Todos os alunos participantes receberam ainda uma esferográfica e um Certificado de Participação
Aos alunos vencedores os nossos PARABÉNS, aos outros uma palavra de estímulo para continuarem a ler…
Ficamos aguardando por outros concursos!As restantes fotos podem ser vistas no Facebook!
A prof. bib. Lurdes Castanheiro
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Final do Concurso:«O Leitor é um Sonhador!»
Decorreu no Auditório da Direcção Regional do Alentejo , nos dias 11 e 19 de Maio, a final do Concurso «O leitor é um Sonhador».
Este concurso tem como objectivos a promoção da leitura e o desenvolvimento da expressão e compreensão escrita/oral e estendeu-se a todas as escolas do Alentejo.
Tivemos a representar o Agrupamento Vertical de Ponte de Sor, uma aluna do 2º ano, Ana Pereirinha e um aluno do 3º ano, André Borrecho, no dia 11 de Maio.
No dia 19 de Maio, o representante do 4º ano, foi o aluno Tiago Teodoro.
Os três alunos participantes estão de parabéns! Leram de uma forma expressiva, desinibida e todos estiveram à altura das circunstâncias… Apesar de ainda pequeninos, levaram muito a sério a sua participação e de uma forma profissional trabalharam para terem um bom desempenho…
Embora todos tenham estado muito bem, só a Ana Pereirinha conseguiu a proeza de entre tantos alunos de tantas escolas ter ficado em 2º lugar. Para ela e, mais uma vez, endereçamos os nossos sinceros parabéns!
Para todos os alunos, pensamos que valeu a pena a experiência e para o ano lá estaremos novamente para participar novamente no concurso :«O leitor é um sonhador!».
Porque sonhar é indispensavel, sem sonhos a vida não tem sentido!
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Leituras...
No dia 13 de Maio, a turma do 3º A veio à biblioteca e num ápice leu o livro: «A Árvore Generosa» de Shel Silverstein.
Estiveram muito atentos e quiseram logo fazer uns poemas sobre o livro que tinham acabado de ler…
E que lindos poemas foram produzidos…
Na próxima semana, vão passar os textos a computador e vão inserir imagens a condizer com o poema e ao mesmo tempo com o livro!
Estes trabalhos serão expostos à entrada da Biblioteca.
quarta-feira, 30 de março de 2011
António Fontinha, na Tramaga!
Dando continuidade às muitas actividades realizadas nas Semanas da Leitura, tivemos o grato prazer de ter novamente connosco, o contador de histórias, António Fontinha, desta vez na Biblioteca João Pedro de Andrade e na Escola da Tramaga.
Aqui são apresentadas as fotos da Tramaga.
Como é visível, os meninos e as meninas portaram-se muito bem e ficaram muito felizes de ouvir as histórias que o António Fontinha lhes contou de uma forma magistral…
Eles gostaram muito, pois não se coibiam de pedir mais…
Fica para a próxima…
Há sempre uma próxima vez…E quem sabe, dessa próxima, consigamos chegar a todas as escolas do Agrupamento…
É caso para dizer: «Quando o homem sonha, a obra nasce.»
A prof. bibliotecária Lurdes Castanheiro
Aqui são apresentadas as fotos da Tramaga.
Como é visível, os meninos e as meninas portaram-se muito bem e ficaram muito felizes de ouvir as histórias que o António Fontinha lhes contou de uma forma magistral…
Eles gostaram muito, pois não se coibiam de pedir mais…
Fica para a próxima…
Há sempre uma próxima vez…E quem sabe, dessa próxima, consigamos chegar a todas as escolas do Agrupamento…
É caso para dizer: «Quando o homem sonha, a obra nasce.»
A prof. bibliotecária Lurdes Castanheiro
Etiquetas:
Contador de histórias,
Livros,
Semana da Leitura
| Reacções: |
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
2º período - Novas leituras...
A Turma do 3º A iniciou a leitura do livro:«A Lenda das Sete Cidades».
Inicialmente e como motivação para a leitura viram e ouviram a lenda através de um video.
As paisagens e imagens eram deslumbrantes e cativaram-nos imediatamente...
No final, foi-lhes proposta a representação da peça de teatro na semana da leitura e estes aderiram entusiaticamente...
Agora, vamos dedicar-nos ao ensaio...
A prof.bib. Lurdes Castanheiro
domingo, 28 de novembro de 2010
Uma colecção a não perder
Se às vezes parece que até nem gostamos de ler, e temos a sorte de "tropeçar" no livro certo, nada como abri-lo, passar algumas páginas, ler umas linhas e... quem sabe... sentir uma vontade irresistível de chegar ao fim da história.
Para quem pensa que não gosta de ler, esta colecção poderá ser o pontapé de saída.
Experimenta e acredito que não te arrependerás.
Depois, coloca aqui o teu comentário ou manda a tua opinião para * bibliotecajpa@gmail.com *.
Etiquetas:
Livro preferido,
Livros,
Novidades
| Reacções: |
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Boas Férias... lendo!
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Diário de um Banana
Bom, este livro, até os que não gostam de ler vão querer passar as páginas, sem parar, até chegar ao fim. Experimentem!
Como s
ó há sinopses em sites brasileiros, coloco na mesma, pois vale bem a pena tentar cativar a vossa atenção para o livro.
"Na obra, Kinney mostra as dificuldades da vida de Greg Heffley na transição da infância à puberdade. Ele cursa o ensino fundamental, precisa lidar com valentões, tenta (quase sempre sem sucesso) ser popular e tem problemas com irmãos. Ou seja, um garoto comum. E é nisso que reside o charme da obra.
ó há sinopses em sites brasileiros, coloco na mesma, pois vale bem a pena tentar cativar a vossa atenção para o livro."Na obra, Kinney mostra as dificuldades da vida de Greg Heffley na transição da infância à puberdade. Ele cursa o ensino fundamental, precisa lidar com valentões, tenta (quase sempre sem sucesso) ser popular e tem problemas com irmãos. Ou seja, um garoto comum. E é nisso que reside o charme da obra.
Com muito bom humor, Jeff Kinney dá a situações cotidianas ares de comédia, tudo de maneira muito natural, sem "forçar a barra". Não é à toa que Diário de um Banana tem uma trajetória de tanto sucesso no exterior - já foi publicado em 23 países. O livro já tem mais de um milhão de exemplares vendidos nos Estados Unidos e está há mais de um ano na lista do jornal The New York Times. E recentemente ganhou a companhia do segundo volume da coleção nesse rol."


quinta-feira, 23 de abril de 2009
Dia Mundial do Livro 2009
O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor foi instituído pela UNESCO em 1995 em honra e memória de Shakespeare e Cervantes, que faleceram neste mesmo dia, mas no ano de 1616. Dois grandes escritores da literatura inglesa e espanhola, que ficaram para sempre registados na cultura mundial.
"O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor comemora-se hoje, a 23 de Abril. Desde 1995 que, por iniciativa da UNESCO, se celebra em todo o mundo o prazer da leitura. Lisboa, Évora, Beja e Vila Franca de Xira são algumas das cidades que, em Portugal, têm actividades especiais neste dia.
Em Lisboa, o Palácio Galveias recebe nos seus jardins crianças das escolas do 1º ciclo da cidade para um piquenique em que leitura e alimentação saudável dão corpo à máxima “mente sã em corpo são”. Várias escolas e jardins públicos da capital serão hoje palco para piqueniques animados por leituras de contos, ateliers e momentos de teatro.
Na cidade de Évora este dia comemora-se com a estreia da peça "Uma noite na biblioteca", na Biblioteca Pública de Évora. É uma encenação de Luís Varela e conta com as interpretações de Isabel Lopes, José Carlos Faria, Victor Santos e Miguel Araújo.
Em Beja, “Mudar de Vida” é o lema que serve de mote aos festejos promovidos pela Biblioteca Municipal José Saramago. O espectáculo “Pele e Fole”, da Associação Imaginário, irá percorrer a cidade, intercalada por leituras ao desafio por elementos da Homlet – Companhia de Teatro da Sociedade Capricho Bejense. Haverá inúmeras actividades para grupos escolares, pais, filhos e público em geral.
No âmbito das comemorações deste dia, a Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira inaugurou no dia 21 a exposição “Vozes da Liberdade: literatura, liberdade e censura” e lança hoje o livro “A Riba do Rio Grande”, de José Bico de Matos, às 21h30."
(in, PÚBLICO.PT)
Em Beja, “Mudar de Vida” é o lema que serve de mote aos festejos promovidos pela Biblioteca Municipal José Saramago. O espectáculo “Pele e Fole”, da Associação Imaginário, irá percorrer a cidade, intercalada por leituras ao desafio por elementos da Homlet – Companhia de Teatro da Sociedade Capricho Bejense. Haverá inúmeras actividades para grupos escolares, pais, filhos e público em geral.
No âmbito das comemorações deste dia, a Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira inaugurou no dia 21 a exposição “Vozes da Liberdade: literatura, liberdade e censura” e lança hoje o livro “A Riba do Rio Grande”, de José Bico de Matos, às 21h30."
(in, PÚBLICO.PT)
*************************************************************************************************************************
Passatempos “Dia Mundial do Livro 2009”
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia (21 de Março) e Dia Mundial do Livro (23 de Abril), a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas organiza três passatempos: Torneio poético de evocação de António Botto e Jorge de Sena, Um livro numa frase e Um livro numa foto.
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia (21 de Março) e Dia Mundial do Livro (23 de Abril), a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas organiza três passatempos: Torneio poético de evocação de António Botto e Jorge de Sena, Um livro numa frase e Um livro numa foto.
Subscrever:
Mensagens (Atom)














