terça-feira, 27 de outubro de 2009

Dia da Alimentação

Parabéns às turmas do 5º D, 5º E, 5º F e 6º D!!!
Numa bonita iniciativa e como forma de assinalar o Dia Mundial da Alimentação, dia 16 de Outubro, as turmas do 5º D, 5º E, procederam previamente à recolha de alimentos para entregar ao Banco Alimentar contra a fome, neste dia.
Estas turmas contaram com a colaboração das respectivas professoras de Área Projecto/ Ciências da Natureza, Zulmira Rodrigues, Carla Vicente e Carla Dias que os incentivaram a tratar esta temática.
Esta actividade foi de encontro aos objectivos que estiveram na origem da comemoração do Dia Mundial da Alimentação: «O Dia Mundial da Alimentação, proclamado, em 1979, pela Conferência organizada pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), tem por objectivo despertar o interesse das pessoas pelo problema da alimentação no mundo e reforçar a solidariedade na luta contra a fome, a malnutrição e a pobreza. O dia comemora a data da fundação da FAO, em 1945. Em 1980, a Assembleia Geral aprovou a comemoração do Dia, tendo em consideração que "a alimentação é um requisito para a sobrevivência e o bem-estar da humanidade e uma necessidade humana fundamental" (resolução 35/70, de 5 de Dezembro).»
Esta recolha de alimentos angariados pelos alunos, foi o momento oportuno para as Professoras Dulce Adegas e discorrerem sobre a roda não dos alimentos, mas sobre a roda da solidariedade que é necessário incentivar para não desvirtuar os objectivos que presidiram à criação do Dia Mundial da Alimentação. Esta pequena palestra motivadora para alunos e professores presentes, ocorreu na Biblioteca João Pedro de Andrade, pelas 9.00h.
A Biblioteca associou-se assim a esta actividade, fazendo uma exposição sobre a alimentação saudável e elaborando folhetos sobre a fome no mundo.
No final desta actividade, os alunos foram convidados a registar algumas frases que de alguma forma sensibilizassem os colegas para a necessidade de todos contribuírem para minimizar este flagelo que é a fome no mundo!
Nada melhor que transcrevê-las, porque de forma simples, estas frases são reveladoras dos sentimentos de solidariedade dos nossos alunos.
Oxalá, esta iniciativa se propague e não seja apenas uma gota de água num oceano tão imenso de necessidades ao nível da alimentação.
«Esta ajuda é uma pequena gota de água para formar um oceano de solidariedade!» Mariana Costa – 5º D
«Com um plim de magia, as pessoas vamos alimentar, para a fome acabar!»
António Guiomar – 5º D
«Gostei muito do dia da alimentação e assim todos podemos colaborar ajudando as pessoas que necessitam de comida ou de brinquedos!» Andreia Lopes – 5º E
«De uma pequena semente na terra pode nascer um milhão de flores. Assim, um pequeno gesto de bondade pode ajudar um milhão de pessoas!» Diana Abelha – 5º D
«Para a fome acabar, temos todos de ajudar!» Nuno – 5º D
«Com todos ajudando, o mundo vamos mudando!» Pedro Sobreira – 5º E


A prof.bibliotecária - Lurdes Castanheiro

Sem comentários: