quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Oferta dos Livros do PNL aos alunos do 5ºAno



Ler...Sonhar...

Ao longo de uma semana, as turmas do 5º ano foram à biblioteca receber os livros oferecidos , no presente ano lectivo, pelo Plano Nacional de Leitura.
Viveram -se momentos mágicos! E foi bonito ver o sorriso dos meninos e meninas ao explicar-lhes que iam receber um livro do PNL.
A surpresa e a admiração foram tão grandes, que alguns alunos questionavam reiteradamente: «Oh, Professora, os livros são mesmo para nós? Podemos levá-los para casa?» E era ver o rosto deles irradiando felicidade, quando lhes confirmávamos a boa nova.
No momento da entrega dos livros, cada aluno recebeu também um poema sobre a biblioteca e as suas múltiplas funções, tentando captar deste modo, a atenção para as leituras e as aventuras possíveis de ser vividas, neste espaço repleto de livros ansiosos por serem folheados!
Esta actividade vai continuar nas semanas seguintes, uma vez que foi acordado com as turmas uma próxima visita à biblioteca, onde através da oralidade ou da escrita, eles partilharão com os colegas, as leituras efectuadas.
Apelando também ao seu sentido de partilha, foi proposto, que cada aluno, à medida que lesse o livro o emprestasse aos colegas e assim em vez de lerem apenas um livro, tinham oportunidade de ler vinte ou mais, o que tornava as coisas muito mais interessantes.
Pensamos que actividades como esta são um contributo inestimável, que levam os alunos a terem o gosto pela leitura, a trilhar caminhos propícios ao sucesso em todas as suas vertentes!


Sem comentários: