sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Toma Lá um livro!

À semelhança do ano anterior, também este ano, os alunos do 5º ano receberam um livro do Plano Nacional de Leitura...

Antes de proceder à entrega dos livros, os alunos foram convidados a conhecer os meios que a Biblioteca dispõe para divulgar a sua informação:exposições no interior e exterior da Biblioteca, Blogue e Facebook.Também foi aproveitada esta oportunidade para fazer motivação para a leitura através de vários videos que abordam esta temática.

Questionados sobre o que era para eles a biblioteca, foram muitas as respostas. Transcreverei apenas algumas:

A Teresa do 5º A disse:«A Biblioteca é um espaço onde viajamos por um mundo imaginário, onde podemos descobrir muitas histórias e personagens».

O Rodrigo do 5º D também se pronunciou:«A Biblioteca é a casa das letras...é um sítio emocionante com livros e com muitas palavras»

Da mesma turma, o José Carlos até rimou:«A Biblioteca é um espaço para aprender e muito saber!».

O Hugo do 5º C também emitiu a sua opinião:«A biblioteca é um mundo onde podemos recolher informação, que nos vai se útil no futuro...».

Houve muitos outros alunos que discorreram sobre a importância da Biblioteca, mas o texto já vai longe...fica para outra vez...Não vão faltar oportunidades...
Depois, veio o momento mais esperado... E foi então que se viveram momentos mágicos! E foi bonito ver o sorriso dos meninos e meninas ao explicar-lhes que iam receber um livro do PNL.

A surpresa e a admiração foram tão grandes, que alguns alunos questionavam reiteradamente: «Oh, Professora, os livros são mesmo para nós? Podemos levá-los para casa?» E era ver o rosto deles irradiando felicidade, quando lhes confirmávamos a boa nova.

Apelando ainda ao seu sentido de partilha, foi proposto, que cada aluno, à medida que lesse o livro o emprestasse aos colegas e assim em vez de lerem apenas um livro, tinham oportunidade de ler vinte ou mais, o que seria sem dúvida muito interessante.

Ainda houve tempo para eles iniciarem a leitura do livro...E foi gratificante verificar que muitos alunos já de tal maneira envolvidos na leitura não queriam deixar a Biblioteca...

Sentimo-nos recompensados...

Pensamos que, actividades como esta, levam os alunos a terem o gosto pela leitura, a trilhar caminhos propícios ao sucesso em todas as suas vertentes!
As fotos podem ser vistas no Facebook.
A prof. bibliotecária Lurdes Castanheiro

Sem comentários: