quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Boas Festas
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Que livro gostaria(s) receber?
Com um email enviado para o nosso blogue ( bibliotecajpa@gmail.com ), diga-nos qual é o seu livro preferido para receber ou aconselhar a leitura e poderemos divulgar aqui.
A Professora Rosa Amélia Martins aconselha um dos seus livros preferidos:
Uma Casa na Irlanda (Tara Road)
Maeve Binchy
Colecção Temas e Debates
Ano de Edição: 2006
Nº Páginas: 605
ISBN: 972-759-808-0
Ria e Marylin não se conhecem – vivem a milhares de quilómetros de distância, separadas pelo oceano Atlântico: uma numa grande e acolhedora casa vitoriana em Tara Road, Dublin, a outra numa casa moderna em Nova Inglaterra. Seria difícil encontrar duas mulheres mais diferentes; a vida de Ria centra-se na sua família e nos seus amigos, enquanto a de Marylin conheceu muito sofrimento. Mas quando cada uma delas precisa de sair do ambiente que as rodeia, uma troca de casas parece ser a solução ideal. Juntamente com as casa emprestadas surgem os vizinhos e os amigos, os mexericos e as especulações quando Ria e Marylin trocam de casas durante o Verão...
"Embora possa ser considerado um livro para mulheres, foi, sem dúvida, um livro que gostei imenso de ler. Aconselho vivamente e, quem sabe, pode ser um belo presente de Natal." R.A.
A Professora Fátima Bairrão fala-nos das suas leituras:
"O meu livro de jovem foi “ O principezinho” Foi o livro que mais me fez sonhar, voar e delirar.
O meu livro dos cheiros “ O perfume” Identifico lugares, prazeres e estados de espírito através de cheiros. Gostei imenso de o ler.
O meu livro de bem estar “ A Viela da Duquesa” Uma história envolvente de vidas, de amores num ambiente de guerra (2º guerra mundial)
O livro que já li duas vezes “ as pontes de Madison County” é sempre bonito.
Outro que gostei “Equador” … bom não vou continuar porque seria uma lista infindável ... Gosto de ler .
Boa iniciativa. Continuem".
A Professora Joana Cravo fala-nos dos seus planos de leitura:
"Neste Natal, faz parte dos meus planos, ler "As Amantes dos Reis".
O interesse pela leitura deste livro tem a ver com o facto desta ser uma obra que "entra num mundo de afectividades, à partida negada a todos os monarcas, que, devido às especificidades das suas funções enquanto chefe de estado, o impediam de escolher para esposa a sua "alma gémea".
O facto de um rei ter tido uma ou duas amantes, não tem , na maior parte das vezes, que ver com um Homem pecaminoso e sem respeito pela família, mas com um Homem a quem, à partida, estava negada a escolha da parceira, com quem iria partilhar a longa e tortuosa estrada da vida, acabando, desta forma, por "correr" alguns quilómetros de felicidade numa "estrada secundária", que, por momentos, lhes permitia visualizar a felicidade."
Sobre os seus gostos, no respeitante a livros, a Professora Lurdes Castanheiro conta-nos:
"Antes de passarmos às minhas leituras, quero desejar a todos os amantes dos livros, um ano novo recheado de boas leituras!
Quando temos um livro, nunca estamos sozinhos, como diz o poeta: «Que bom ter um livro para ler e não o ler…».
Pois, é…sinto um grande vazio, quando não tenho um livro para ler, pois estes sempre fizeram e continuam a fazer parte da minha vida…
Por isso, torna-se extremamente difícil para mim eleger um livro para partilhar como todos os que visitam este nosso espacinho da biblioteca, a dificuldade reside na escolha…
Todavia, um dos livros que sempre me vem à memória quando sou questionada sobre este assunto é: A Insustentável Leveza do Ser de Milan Kundera.
É um livro sobre a vida, sobre a leveza da nossa condição humana…
A história decorre em Praga e em Viena (1968) e dura algumas décadas. Acontece durante a invasão russa à Checoslováquia e assistimos ao clima de tensão política que pairava em Praga, durante este tempo. É neste tempo conturbado que decorrem as histórias amorosas de dois casais: Tomás, Teresa, Salma e Franz…
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Este ano estamos a "descansar" e faço parte da equipa da Biblioteca da escola.
De qualquer maneira, queria deixar aqui um pequeno contributo para relembrar este dia tão importante, quando fazem 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Em 1948, numa assembleia Geral das Nações Unidas, foi proclamado o documento composto por 30 artigos que, de uma forma abrangente, visam garantir os direitos a uma vida com dignidade, independentemente de credo, cultura, convicções políticas, etc, a todos os seres humanos. O seu carácter abrangente, tem por finalidade assegurar os direitos civis e sociais dos cidadãos em todo o mundo.
Tesouros da Literatura Popular Portuguesa
Esta antologia foi organizada por António Manuel Couto Viana e ilustrada por Júlio Gil.
Muita da sabedoria e criatividade da alma portuguesa encontram-se nesta obra, nas quadras, rimances, teatro e contos que fazem dela um exemplar de peso.
Mas há mais NOVIDADES na nossa Biblioteca, relacionados com a época que atravessamos:
* Por Favor Dá-me um Abraço, Martine Legrand, Nancy Delvaux
* Três Histórias do Futuro, Luísa Ducla Soares
Nesta obra, Luísa Ducla Soares recria ficcionalmente três situações de fundo problemático que, à primeira vista, apontam para um futuro longínquo, embora se afigurem, em muitos casos, plenas de actualidade.
* O Fantasma, Luísa Ducla Soares
Um livro que prova que a diferença pode ser o alicerce de uma bela amizade!
* A Menina Capuchinho Vermelho no Sec. XXI, Luísa Ducla Soares
A Capuchinho continua a usar capa vermelha? E a levar bolos à avô? E o mundo moderno, será que o compreende? Que gostaria de viver nele?
Pois esta história é diferente… a Capuchinho saltou para o século XXI e viveu aventuras com o João e a avó na reserva do Lobo Ibérico.
* Aventuras de Natal, contos, actividades, receitas, Roger-Pierra Bremaud