segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Há vida na Biblioteca João Pedro de Andrade

A nossa Biblioteca é uma arca cheia de tesouros de conhecimento. Em todas as estantes ecoa um burburinho silencioso. Os amigos livros chamam-nos em silêncio e nós, de ouvido à escuta, sentimos o apelo do Sr. Dramático, da Menina Poesia e da D. Narrativa.
De sorriso no rosto, dirigimo-nos à Biblioteca para continuar a nossa caminhada pelo mundo da imaginação.
Os livros do Plano Nacional de Leitura (PNL) agitam-se de forma estranha. Há sons que se escondem, palavras que voam, olhares que se cruzam… “O que se passa?” - pergunta a D. Celeste. “Esperamos pelos nossos amigos do 9º C. Estamos ansiosos pela sua chegada. Mas eles estão a demorar, não acha?” - respondem em coro os livros, enquanto puxam o lustro da CDU (Classificação Decimal Universal) que, delicadamente, lhes tinha sido colada na lombada. O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá sorriem e dizem que são muito amigos dos alunos do 9º C. “Adorámos a forma delicada como folhearam as nossas páginas, a ternura do seu olhar e a meiguice da sua voz.” O Colar, com uma subjectividade poética e um dramatismo teatral, sorri e consente no que diz o Gato e a Andorinha. Também ele adorava aqueles meninos e meninas. E um a um, os livros do PNL recordaram os momentos mágicos vividos na Biblioteca, enquanto os alunos devoravam avidamente as suas páginas encantadas.
De repente, um som estranho invade a Biblioteca. Parecem ondas…, parece o mar…, parece o oceano… Ondas? Mar? Oceano? Aqui, no Alentejo? Aqui, na Biblioteca João Pedro de Andrade? Que estranho! Mas o som continua a aumentar… Então, vinda não se sabe de onde, uma nau aproxima-se. Vasco da Gama, na proa, comanda a tripulação. “ Alto! Lancem a âncora! Já chegámos ao destino!”. D. Celeste nem queria acreditar no que os seus olhos viam. Vasco da Gama? Ali, na Biblioteca? “ Onde estão os passageiros?” pergunta o Comandante. “Está na hora de partirmos para mais uma aventura!”.
A porta da Biblioteca abre-se e os alunos do 9º C entram e dirigem-se ao Cantinho da Leitura. Pegam n’ Os Lusíadas em Prosa e partem para mais uma viagem no mundo das palavras, comandados pela imaginação.


MAOMTS














Sem comentários: