quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Formação de utilizadores na BE!

Durante a semana de 22 a 29 de Novembro, todas as turmas de 5º ano fizeram formação de utilizadores na Biblioteca.
Esta formação tinha como objectivo elucidar os alunos, que estão este ano pela primeira vez na nossa escola, sobre a organização e o comportamento desejável na Biblioteca.
Antes de dar inicio à actividade, os alunos forma convidados a visionar um vídeo motivacional sobre a leitura: «Me gusta leer».

Em diálogo informal, deram a sua opinião sobre o mesmo. Foi bastante nítido, verificar que eles gostaram, pois pediam para eu repetir e alguns fizeram mesmo comentários sobre o mesmo.
Ainda antes de dar inicio à actividade, os alunos falaram ainda sobre a leitura dos livros oferecidos pelo Plano Nacional de Leitura e foi agradável verificar que a maior parte já tinha os tinha lido.
Em seguida, os alunos assistiram a um video que lhes mostrava a organização de todas as bibliotecas através do sistema de Classificação Decimal Universal.
Através de um powerpoint, os alunos forma ainda chamados a relembrar não só o sistema de organização das bibliotecas, como foram também alertados para as normas de comportamento e regras a ter em conta nesta e em qualquer biblioteca.
Posteriormente, realizaram um jogo em grupo, que procurava verificar se tinham entendido a explicação que lhes havia sido dada.

Os alunos portaram-se muito bem e aprenderam muito sobre a organização desta e de todas as outras bibliotecas, como foi visível na pontuação obtida por cada grupo.

Todos se mostraram muito entusiasmados com o desafio e era vê-los todos animados à procura das informações! No fim, era opinião geral, que esta actividade tinha sido muito significativa do ponto de vista da aprendizagem de um bom utilizador de bibliotecas!

Registamos com muito agrado o facto dos alunos terem gostado da actividade!
Agora os alunos só têm que vir muitas vezes à Biblioteca e praticar o que aprenderam!
Ficam aqui as fotos dos vários momentos!

_

Sem comentários: