segunda-feira, 27 de junho de 2011

Visita de estudo a Mafra...

No passado dia 20 de Junho, cerca de 45 alunos da escola, efectuaram uma visita de estudo a Mafra, no âmbito das actividades desenvolvidas este ano, pela Biblioteca João Pedro de Andrade.

Pretendeu-se com esta visita premiar os vários alunos que participaram em actividades propostas pela Biblioteca e/ou leram mais livros durante o ano lectivo.

Esta visita foi suportada economicamente pela Junta de Freguesa de Ponte de Sor, tanto no que se refere aos bilhetes para a visita guiada ao Palácio/Convento de Mafra como o custo do autocarro. Aproveitamos assim esta oportunidade para agradecer publicamente mais uma vez ao Senhor Presidente da Junta de Freguesia a disponibilidade sempre demonstrada para colaborar com a Biblioteca João Pedro de Andrade, contribuindo para o desenvolvimento cultural e pessoal dos nossos alunos. Bem haja, Senhor Presidente!

Assim e logo pela manhã, sorriso nos lábios e mochila às costas, lá fomos nós para a nossa visita de estudo.

O sol brilhava intensamente e o calor já se fazia sentir, mas era nítido o entusiasmo dos alunos e dos professores acompanhantes: Profª Fatima Bairrão, Profª Rosa Amélia e Profª Joana Martins.

Para as minhas colegas, também um obrigado muito especial! Oxalá tenha valido a pena o nosso esforço e esta visita tenha sido um momento não só de fruição como também de conhecimento, onde não faltou a boa disposição e os momentos de convívio.

À Profª Joana agradeço ainda todo o esforço que fez na preparação e organização da visita de estudo previamente!

Penso poder dizer que foi um dia bem passado, pois os alunos não se cansavam de dizer uns para os outros ou através do telefone que «Esta visita tinha sido a mais fixe deste ano!».

Claro que ao ouvirmos estas palavras, ficamos muito contentes e motivadas para continuar a fazer o nosso trabalho o melhor que sabemos e sentimos…

E porque o texto já vai longo e as fotos melhor que a minha descrição, demonstram indubitavelmente melhor tudo aquilo que visitámos, acrescento apenas que a nossa primeira paragem foi na aldeia típica de José Franco, que tenho a certeza deixou os alunos muito curiosos! Era vê-los de um lado para o outro admirando todos os pormenores. Todavia, aquilo que eu senti que eles mais gostaram foi da escola à moda antiga e aí tiveram ocasião de fazer uma pequena representação como se fossem alunos de outrora. Provavelmente, agradeceram o facto de serem alunos, actualmente…

Depois de retemperadas as forças com o pão com chouriço típico da aldeia, seguimos para o Convento/Palácio/Biblioteca de Mafra onde nos esperava uma visita guiada muito agradável. E, sentimo-nos pequeninos perante a grandiosidade do Palácio…No convento, experimentámos uma certa espiritualidade e contemplamos com minúcia todos os detalhes…

Finalmente, os nossos olhos detiveram-se nas prateleiras enormes da Biblioteca, onde havia tantos livros ancestrais…Eram tantos e tão bem conservados! Uma nota apenas para dizer que aqui também a atenção dos alunos se deteve atentamente nos morcegos mostrados pelas Guias. Estes morcegos visitam a Biblioteca assiduamente para devoraram os bichinhos que por ali tentam estragar os livros.

Depois e porque o cansaço já se fazia sentir, fizemos o caminho de volta…Ainda aproveitámos para saborear aquilo que ainda havia nas mochilas e os mais gulosos aproveitaram para se deleitar com saborosos gelados…

Penso que foi uma visita de estudo muito bem conseguida!

A palavra agora a todos quantos nela participaram! Pela minha parte, resta-me agradecer a todos os que a tornaram possível!

Nota: As fotos podem ser vistas no Facebook!

A prof. bib. Lurdes Castanheiro

Sem comentários: