quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

«Internet Segura»

De 30 de Janeiro a 17 de Fevereiro, decorreu na Biblioteca JPA algumas atividades relacionadas com a segurança na Internet.
Estas sessões foram dirigidas aos alunos do 6º ano, e foram realizadas em parceria com o professor de Informática, Luís Mesquita,  tal como em anos anteriores.
Para além da distribuição de  folhetos com alguns termos e conselhos úteis para uma melhor utilização da
 Internet, foi, várias vezes , reiterada a necessidade de ter sempre o computador protegido com um vírus atualizado, um antispyware e uma firewall.
Por outro lado, foram também abordados as atitudes e comportamentos a não esquecer na utilização deste recurso de forma adequada, como por exemplo, não divulgar dados pessoais nas redes sociais, não partilhar passewords, não publicar na Web conteúdos ilegais, ofender ou humilhar outras pessoas através de texto, fotos ou vídeos, entre muitos outros conselhos...
Durante as sessões, foram ainda visionados e comentados vários vídeos que abordavam esta temática. Destaque para  o filme da Flamínia «Apanhados na Net» que, de uma forma magistral, comprova a necessidade de termos mais e melhor informação relativamente à forma de utilização deste medium e, simultaneamente, aos perigos a ele associados.Ao longo do filme, somos levados a pensar ponderadamente na quantidade de pessoas e fontes de informação que é possível encontrar na Internet e nos perigos que daí poderão advir. Desta forma, pretendemos promover o pensamento crítico dos jovens, sensibilizando-os para a necessidade de interpretar a Internet de modo a controlar os riscos e aproveitar as suas inúmeras vantagens.
Após um pequeno debate sobre o filme, os  alunos foram desafiados a produzirem um slogan com vista à modificação dos comportamentos sociais relativos à Internet. Os cinco alunos com os melhores slogans, terão como prémio a participação, de forma gratuita, na visita de estudo que a Biblioteca está a organizar a Coimbra, à semelhança de anos anteriores. Esta visita será suportada financeiramente pela Junta de Freguesia de Ponte de Sor.



A prof. bib. Lurdes Castanheiro

Sem comentários: